As células-tronco são um bom exemplo de avanço da ciência e biotecnologia, pois com elas pode-se ter a cura de várias doenças tais como: Câncer, Mal de Alzeimer, cardiopatias e etc.
De forma bem simplificada, células-tronco são células primitivas, produzidas durante o desenvolvimento do organismo e que dão origem a outros tipos de células. Existem vários tipos de células-tronco:
Totipotentes - podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias;
Pluripotentes - podem produzir todos os tipos celulares do embrião;
Multipotentes - podem produzir células de várias linhagens;
Oligopotentes - podem produzir células dentro de uma única linhagem e
Unipotentes - produzem somente um único tipo celular maduro.
As células embrionárias são consideradas pluripotentes porque uma célula pode contribuir para formação de todas as células e tecidos no organismo.
As células-tronco podem ser encontradas em embriões recém-fecundados, criados por fertilização in vitro; embriões recém-fecundados criados por inserção do núcleo celular de uma célula adulta em um óvulo que teve seu núcleo removido;células germinativas;células sanguíneas de cordão umbilical no momento do nascimento;alguns tecidos adultos (ex: medula óssea) e células maduras de tecido adulto.
A aprovação dessas células é muito importante pois elas tem a mesma aplicação do que um transplante de órgão de algumas doenças e como o número de pessoas que precisam de transplante excede o número de órgãos disponíveis é aí que entram as células-tronco. As células pluripotentes oferecem a possibilidade de uma fonte de reposição de células e tecidos para tratar um grande número de doenças incluindo o Mal de Parkinson, Alzheimer, traumatismo da medula espinhal, infarto, queimaduras, doenças do coração, diabetes, osteoartrite e artrite reumatóide.
quarta-feira, 4 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário